Mobile First: a influência do site responsivo na sua conversão

Em 09 de Novembro de 2020
Mobile First: a influência do site responsivo na sua conversão

Em plena Era Digital, cercados de aparelhos eletrônicos, ficar longe da tecnologia está quase fora de cogitação, não é verdade? Acredite, não é apenas você e eu que temos essa percepção.

De acordo com pesquisas apresentadas pelo TIC Domicílios de 2019, cerca de ¾ da população brasileira já tem um acesso à internet, seja para compras, trabalho, estudos ou apenas uma interação com amigos nas redes sociais. E sabe outra informação fantástica? 58% do grupo de entrevistados afirmaram que acessam somente pelo smartphone.

Agora, sabendo que somos a segunda nação que mais consome internet no mundo, bombardeados 24hs por anúncios, informativos e muita fake news, direto de smartphones, você ainda acredita que não devemos pensar em adaptar uma mensagem para favorecer a experiência no celular?

É a partir desse princípio que devemos basear as boas práticas de Marketing Digital. Considerando o comportamento do consumidor, o primeiro passo dessa jornada é pensar em páginas responsivas.

 

O que é uma página responsiva?

Damos o nome de “responsivas” para as páginas de um site ou até mesmo um email que se adapte facilmente ao dispositivo, sem uma interferência de qualidade.

A primeira parte é super fácil, já que aproximadamente 90% das páginas de um site, incluindo as Landing Pages, já são responsivas. O problema está no segundo ponto, a qualidade.

É muito comum que o material perca a qualidade no meio do processo de conversão. Algumas das falhas podem ser frequentes, como:

  • Fontes irregulares ou que não existem no sistema, impossibilitando sua visualização;
  • Um erro de layout da página que dificulta a leitura;
  • Telas com falha na rolagem;
  • Imagens quebradas, entre outros.

São todas experiências que podem interferir significativamente na experiência do usuário, dificultando o acesso da informação ou levando a perda de interesse pelo conteúdo do site ou landing page.

Pensar no site responsivo melhora a qualidade de apresentação do conteúdo, mantendo uma atenção do leitor.

 

O que é Mobile First?

Em resumo, pensar em Mobile First é considerar o uso do celular antes de outros dispositivos, como tablet ou computador. Criamos uma comunicação que favoreça esse dispositivo, que está ao nosso alcance em quase todos os momentos.

Embora esteja em seu auge hoje, o termo já existe há bons 10 anos, e foi desenvolvido por Luke Wroblewski, então diretor de produto do grande Google.

 

A seguir, confira algumas das dicas para aplicar o mobile first e otimizar o seu site hoje mesmo!

 

1 - Favoreça a Experiência do Usuário

Você sabia que temos de 3 a 4 segundos para chamar a atenção de uma pessoa? Isso mesmo, menos de 5 segundos! Por esse motivo, devemos sempre favorecer a experiência de um lead da sua página.

Como favorecemos? Pensando na melhor forma de despertar a atenção e o interesse, analisar as cores, a apresentação da página em diferentes dispositivos e a sensação que a página pode trazer ao cliente.

Dica: pergunte a opinião de pelo menos 5 pessoas, evitando dizer que o projeto é seu. Assim você conhecerá a opinião sincera, não influenciada e insights positivos.

 

2 - Revise as Páginas do Site

Reserve um período para revisar as páginas criadas em seu site, especialmente as Landing Pages, que são muito importantes para converter em sua estratégia de marketing digital.

Com essa revisão de problemas, você poderá identificar quais os desafios que seu cliente encontrou ao tentar acessar o site ou link via smartphone, interferindo no caminho que o consumidor deveria fazer.

Esquecer de vez as página depois de sua criação pode ser uma falha significativa na conversão da landing page

 

3 - Melhore o Carregamento da Página

Ah, o bom e velho “menos é mais”! Sim, ele também está presente no mobile first.

Queremos sempre apresentar uma solução inovadora, algo que torne a Landing Page mais atrativa e especial. Porém, é comum esquecer que o excesso de informações também podem interferir no processamento da página no celular.

Lembra da regra dos 4 segundos para reter a atenção? A demora no processamento de uma página pode ser frustrante e, a menos que seu conteúdo seja tão exclusivo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, o usuário pode partir pra outra facilmente. Novamente, favoreça a experiência do usuário :)

 

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Por Quezia Barbosa

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